30.3 C
Cuiabá
domingo, 21/abril/2024

Trata Brasil premia Cuiabá (MT) por seus avanços no tratamento de esgoto nos últimos dez anos

No período, o município evoluiu 71,51 pontos percentuais no serviço de tratamento de esgoto

- Publicidade -spot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_img

O Instituto Trata Brasil (ITB), organização da sociedade civil dedicada ao avanço do saneamento básico e proteção dos recursos hídricos do país, promove em agosto a 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”. O evento, organizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV), busca prestigiar boas práticas de municípios e empresas no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Cuiabá, capital do Mato Grosso, é uma das homenageadas na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto“. O município é um dos que mais evoluiu no tratamento de esgoto, indo de nenhum esgoto tratado, em 2012, para 71,51%, em 2021. Além disso, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 98,1% da população cuiabana possui acesso à água e 76,4% contam com coleta de esgoto. O município investiu R$ 369,33 per capita em saneamento básico nos últimos cinco anos de SNIS (2017–2021), valor mais de quatro vezes superior à média nacional, de R$ 90,21 no mesmo período.

Para Luana Pretto, Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, a premiação é uma oportunidade de prestigiar o empenho promovido na busca pela universalização do saneamento básico e tratamento de esgoto, além de fomentar que outros municípios busquem soluções e estratégias para alcançar as metas estabelecidas pela Lei 14.026/2020, o “Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, que estipula que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água tratada e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.

“Estamos muito felizes em promover a 7ª edição do Prêmio ‘Casos de Sucesso & ESG’. Apesar dos grandes desafios que ainda temos no caminho, com cerca de 93 milhões de brasileiros sem acesso à rede de esgoto e somente 51,2% do esgoto gerado do país sendo tratado, é importante celebrarmos os avanços já feitos. Investir no tratamento de esgoto é melhorar a qualidade de vida da população, é entregar mais produtividade, saúde e bem-estar a todos”, afirma a executiva.

Agendado para o dia 09 de agosto, entre 13h30 e 17h30, o evento ocorrerá de maneira híbrida, com entrega de troféu, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) localizada na Avenida Nove de Julho, na cidade de São Paulo (SP). Para acompanhar a premiação é necessário realizar a inscrição no site.

Sobre o evento

7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”

Data: 09/08/2023

Horário: 13h30 às 17h30

Modalidade: presencial, com transmissão no YouTube do Trata Brasil

Local: Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Av. Nove de Julho, 2029, Bela Vista, São Paulo – SP

Inscrição gratuita no link.

Sobre o Trata Brasil

O Trata Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Tornou-se uma fonte de informação ao cidadão para que reivindique a universalização deste serviço mais básico e essencial para qualquer nação.

O ITB produz estudos, pesquisas e projetos sociais visando conscientizar o cidadão comum do problema e, ao mesmo tempo, pressionar pela solução nos três níveis de governo. A proposta é que todos conheçam a realidade do acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos e busquem avanços mais rápidos. Para mais informações, acesse.

- Publicidade -spot_imgspot_img
Últimas notícias
- Publicidade -spot_img
Mais notícias
- Publicidade -spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here