36 C
Cuiabá
domingo, 25/fevereiro/2024

Professores da Escola Estadual Elídio Murcelli Filho recebem formação para ensino de robótica

Ação faz parte das diretrizes educacionais da Seduc, voltadas ao desenvolvimento dos profissionais

- Publicidade -spot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_img

Professores da Escola Estadual Elídio Murcelli Filho, do município de Aripuanã, foram capacitados, nesta segunda e terça-feira (14 e 15.08), para atuarem com o sistema SimRobótica, adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) para o ensino de robótica nas escolas estaduais.

A formação foi ministrada para nove profissionais das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, que atuarão como orientadores no processo de desenvolvimento das aulas. Durante os dois dias, os profissionais puderam conhecer os aspectos teóricos e práticos aplicados na aula, além dos princípios da robótica, programação, eletrônica básica, mecânica e integração multidisciplinar.

Para a diretora Maria da Glória dos Santos, a capacitação representa a atenção do Governo do Estado com o desenvolvimento profissional e seu comprometimento com a educação.

“O curso de robótica para os profissionais da nossa escola é primordial, e é uma forma de agregar e compartilhar conhecimento com os nossos estudantes. Nós entendemos que a tecnologia tem uma grande importância no nosso cotidiano, e esse momento na educação corrobora com a formação desses profissionais que deverão auxiliar em sala de aula”, disse.

A orientadora Laressa Reatti pontuou que a formação permite que os profissionais potencializem o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula.

“A robótica é uma área que oferece oportunidades para o desenvolvimento de habilidades valiosas, como lógica e trabalho em equipe. Os estudantes envolvidos podem aprender a resolver problemas complexos, aprimorar suas habilidades de pensamento crítico e colaborar com outros membros da equipe. Essas habilidades certamente serão úteis em suas trajetórias acadêmicas e profissionais futuras”, explicou.

Para o professor Geanderson de Souza Neres, a iniciativa é uma oportunidade de discutir o planejamento das aulas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e a metodologia ativa, alinhada à abordagem da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental, conhecida como Steam.

“As aulas de robótica têm o potencial de tornar as aulas mais dinâmicas, desafiadoras e atrativas aos estudantes. Por meio dela os estudantes podem aprender de maneira prática e interativa, aplicando conceitos na construção e na programação”, acrescentou.

O coordenador pedagógico da unidade, Caique Alves Rocha Dutra, considerou a formação como uma oportunidade para que os profissionais ampliem seus horizontes. “Isso permite que os estudantes tenham contato com a tecnologia aplicada à educação e futuramente se destaquem no mercado de trabalho”, afirmou.

A capacitação vai ao encontro das Políticas de Formação Continuada, promovidas pela Seduc-MT, que visam a valorização e qualificação profissional, além da melhoria da aprendizagem na Rede Pública Estadual.

- Publicidade -spot_imgspot_img
Últimas notícias
- Publicidade -spot_img
Mais notícias
- Publicidade -spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here