PUBLICIDADEspot_imgspot_img
29 C
Cuiabá
segunda-feira, 2, agosto, 2021

Prefeitura de Cuiabá reforça estrutura para combater queimadas

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, irá reforçar o número de brigadistas que irão combater os incêndios nas áreas urbanas e rurais atendendo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, irá reforçar o número de brigadistas que irão combater os incêndios nas áreas urbanas e rurais atendendo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Os profissionais irão passar por uma capacitação realizada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e irão atuar somente nas áreas rurais: Guia, Aguaçu, Coxipó do Ouro, Sucuri e Nova Esperança.Na sexta-feira (16), representantes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Ordem Pública (Sorp) discutiram plano de ação para combater às queimadas.

Já para área urbana, conforme o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Ferraz Zanetti, a partir desta semana quatro viaturas irão atuar na área urbana juntamente com o Corpo de Bombeiros por 24 horas.

“Por solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro, vamos criar brigadas nos distritos rurais, porque na cidade já temos duas equipes e duas viaturas. Na semana que vem, teremos 4 viaturas no atendimento regionalizado na área urbana. E estamos discutindo a parte rural nos distritos”, comentou ele.

Representando o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, o chefe de gabinete Antonio Monreal, disse que o gestor pediu o máximo de empenho para conseguir estancar as queimadas neste período de estiagem em que os números aumentam. “Estamos dando um passo à frente com esse aumento de brigadistas e ganhando esse reforço junto ao Corpo de Bombeiros. Temos que evitar e penalizar essas pessoas que provocam incêndios considerados criminosos”, comentou Monreal.

Comandante Regional 1 e Comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, João Paulo Nunes de Queiroz, lembra que o atual planejamento de combate aos incêndios deu início no ano passado. “Esse planejamento começou desde o ano passado, nós temos um termo de cooperação com a Defesa Civil e teremos 4 equipes a partir de segunda. É mais um reforço trabalhando dia e noite. Iremos formar brigadas no distrito de Cuiabá para combater o incêndio nos 5 polos. Iremos fazer a capacitação de 30 brigadistas e já formamos no Coxipó do Ouro, outros 25. A população pode ligar no 193 e fazer a denúncia sobre queimadas que iremos ao local”, descreveu o comandante.

Secretário adjunto de Ordem Pública, tenente-coronel Marion Metello, cita que o plano de 2021, vem fortalecer mais o projeto já existente nesse período proibitivo. “Agora iremos aumentar a nossa capacidade operacional da Defesa Civil e será potencializada na região rural. Esse período proibitivo de queimadas vai até o início das chuvas, em outubro. A Sorp fiscalizará e responsabilizará os infratores”, avisou.

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), através do telefone 193, é a principal fonte receptora de denúncias de queimadas, cujas ocorrências são atendidas prioritariamente pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil municipal também atua nesses casos e está apta a receber denúncias pelo telefone (65) 3623-9633 ou pelo e-mail defesacivil@cuiaba.mt.gov.br

MAIS LIDAS
PUBLICIDADEspot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADEspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui