PUBLICIDADEspot_imgspot_img
25 C
Cuiabá
domingo, 23, janeiro, 2022

Projeto quer acabar com destarte irregular de lixo em Várzea Grande

Dia 10, às 8h, na Rodovia Mário Andreazza, Serão coletados resíduos descartados irregularmente e dada a correta destinação com o Ecoponto Lixo Zero instalado no pátio da empresa Solar Coca-cola.

O projeto “Ruas Mais Limpas” desenvolve ações para mudar os hábitos dos várzea-grandenses em relação ao depósito irregular de lixo nas ruas, calçadas, praças, terrenos, rios e córregos do município. E, nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 8h, será realizada uma ação de educação ambiental na Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande. Serão coletados resíduos descartados irregularmente e dada a correta destinação com o Ecoponto Lixo Zero instalado no pátio da empresa Solar Coca-cola.

“É essencialmente uma ação para conscientizar, lembrar da importância de não descartar resíduos nas nossas ruas, avenidas e terrenos baldios. Esse é o segundo Ecoponto da cidade e fica localizado dentro da empresa Coca Cola. Outro está localizado no bairro Cristo Rei. Apesar de ficar no pátio da empresa é um ponto de coleta de materiais recicláveis para sociedade. Qualquer pessoa pode se dirigir ao local e fazer o descarte dos seus resíduos desde que sejam recicláveis”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos.

A ação também terá caráter beneficente uma vez que reverterá a coleta de todo o material coletado nesse dia, a exemplo de latas, garrafas pet, papelão, materiais de informática, entre outros, a uma associação de catadores. “No dia a dia, os materiais coletados nesse Ecoponto são vendidos e o valor é revertido para instituições filantrópicas. No dia 10 os materiais serão doados a uma associação de catadores”, informou o secretário.

Além do Ecoponto na Sola Coca-cola, Várzea Grande possui também o Ecoponto de recicláveis e vidros, no bairro Cristo Rei, em parceria com a MRV Reciclagem. Mas, de acordo com o gestor de Meio ambiente estão previstos a instalação de mais três pontos pela cidade. “Queremos descentralizar e ter Ecopontos em diversas regiões de Várzea Grande. Planejamos a instalação de um no Jardim Glória, outro na região do Carrapicho e outro na região Central. Para dar opções à sociedade”, diz.

Célio Santos também pontua que a instalação dos Ecopontos está aliado ao trabalho de educação ambiental desenvolvido pela pasta. São parceiros do projeto “Ruas Mais Limpas” a Solar Coca-cola, o Instituto Lixo Zero Brasil, a ONG Teoria Verde, as empresas Reciclate e Casa Forte, além da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte de Lazer. A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande é realizadora do evento.

MAIS LIDAS
PUBLICIDADEspot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADEspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui