PUBLICIDADEspot_imgspot_img
29 C
Cuiabá
quarta-feira, 29, junho, 2022

MapBiomas monta app para mutirão remoto nas buscas de Bruno Pereira e Dom Phillips

Imagens de satélite de alta de resolução do Vale do Javari estão disponíveis para qualquer um vasculhar material em busca de pistas.

A equipe do MapBiomas montou uma ferramenta para que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo com acesso à internet possa ajudar nas buscas do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. A ideia é formar um mutirão para vasculhar imagens de satélites da região do Vale do Javari, no Amazonas, onde os dois desapareceram no dia 5 de junho. 

O material de alta resolução dos satélites Skysat, Planet e Capella foi gentilmente cedido pela Capella Satelites e a Planet/SCCON. Organizado pela equipe do MapBiomas na plataforma Google Earth Engine, pode ser acessado aqui, pelo próprio navegador do computador ou do celular. Não é necessário conhecimento em programas de georreferenciamento para usar a aplicação. Ao encontrar algo que chame a atenção, o internauta deve informar as coordenadas que aparecem no mapa pelo email contato@mapbiomas.org (com o título Buscas Bruno e Dom). As informações serão organizadas e repassadas para os órgãos de investigação que operam no caso.

O processamento das imagens em altíssima resolução está sendo feito com a ferramenta já no ar e disponível a todos. O mapa interativo está sendo atualizado a todo instante, com novas imagens. Entre as que subirão nas próximas horas, está o material feito, na quinta-feira (10),  pelo radar da Capella Space, que enxerga entre as nuvens. Além da Capella, Planet e SCCON cederam as imagens.

MAIS LIDAS
PUBLICIDADEspot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADEspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui