PUBLICIDADEspot_imgspot_img
37 C
Cuiabá
terça-feira, 28, setembro, 2021

Prefeitura entrega 14,8 mil kits de alimentação escolar para famílias de alunos

Desde 2020 já foram repassados mais de 50 mil kits escolares para as famílias de estudantes municipais cadastrados no Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) entregou os kits de alimentação escolar para famílias de alunos das 85 unidades de ensino da rede municipal de ensino. Neste primeiro lote de 2021, foram distribuídos 14.800 kits, que contemplam os alunos que estão cadastrados no Programa Bolsa Família.

Conforme explica o secretário Silvio Fidelis, os kits de alimentação são compostos por arroz, feijão, extrato de tomate, macarrão, sal, açúcar, óleo, biscoito e ovos, montados de acordo com as orientações nutricionais. “Mesmo com as aulas remotas, queremos garantir uma boa alimentação aos nossos alunos, reforçando aquela que eles já têm em casa. Uma alimentação saudável e equilibrada contribui para o bom aprendizado dos alunos”, destaca o secretário, comentando que desde 2020 já foram repassados mais de 50 mil kits escolares para as famílias de estudantes municipais cadastrados no Bolsa Família do Governo Federal.

O prefeito Kalil Baracat reafirmou seu compromisso com a comunidade escolar. “Nesse momento tão difícil para as famílias e para todos nós, queremos garantir aos alunos da rede municipal de Várzea Grande os mesmos cuidados que eles teriam na unidade escolar, ou seja, garantindo uma alimentação saudável a todos”, destaca o prefeito Kalil Baracat.

A superintendente do Sistema Escolar da Smecel, Benedita Santana Ponce, explica que cada diretor fez a sua logística de distribuição, montando um cronograma de entrega que evita aglomerações nas escolas e seguindo todos os protocolos de biossegurança.

Benedita Ponce explica ainda que, os kits de alimentação escolar foram distribuídos em caráter excepcional, em virtude dos Decretos Municipais 22 e 29 de 2021 que trata do enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19. “Os kits foram montados em um espaço amplo e arejado, todos higienizados e armazenados sobre paletes e, posteriormente, encaminhados para os caminhões conforme a logística de entrega”, destaca, acrescentando que “junto com os kits acrescentamos orientações escritas acerca dos cuidados que se devem ter com o armazenamento dos gêneros alimentícios ao adentrar em casa, de forma a garantir a proteção contra contaminantes, entre eles o novo coronavírus”.

Os kits foram montados pela superintendência do Sistema Escolar, com a contribuição e parceria da equipe da Superintendência de Esporte e Lazer.

Para a diretora Izabel Conceição de Campos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Lúcia Helena de Campos, do bairro Jardim dos Estados, esses kits representam uma grande ajuda para as famílias, pois boa parte é de baixa renda ou está desempregada.

“Esses kits ajudam muito na alimentação das crianças, até porque, para algumas delas, a merenda escolar é a principal refeição do dia. Com a paralisação das atividades presenciais nas escolas, desde o ano passado, por conta da pandemia, elas não estão recebendo uma alimentação adequada. Mas graças ao prefeito Kalil Baracat e ao secretário Silvio Fidelis, que tiveram um olhar para essas crianças, elas recebem esses kits com produtos de qualidade”, destaca a diretora.

Carolina Francisca dos Santos, mãe de Yasmmim Vitória, 2 anos, e Hellyza Maryanne, 3 anos, aguardava ansiosa pela entrega dos kits de alimentação. Ela conta que apenas o marido está trabalhando e mesmo ela fazendo doces para ajudar com uma renda extra, não é o suficiente para manter as despesas da casa.

“Quando minhas filhas estão na creche é mais fácil, porque sabemos que estão sendo bem alimentadas, mas agora que elas estão em casa está muito difícil. Os alimentos estão muito caros e nós estamos com dificuldades. Esses produtos vão ajudar muito a garantir uma boa alimentação para nossas filhas”.

Na escola municipal de educação básica (Emeb) Professor Paulo Freire, bairro Jardim Glória II, foram beneficiados com os kits, 201 alunos do 4º ao 9° ano.

Para a diretora Rosiane Maria Costa, que conhece de perto a realidade das famílias dos alunos, esses alimentos vão ajudar muito. ”Convivendo com essas famílias tão carentes, a gente aprende que aquilo que é pouco para uns pode ser muito para outros. Em alguns casos, um kit desses é o que vai alimentar a família o mês inteiro. Com essa iniciativa estamos garantindo que nossos alunos, mesmo não vindo para a escola, tenham com o que se alimentar”.

A diretora explica que foram tomados todos os cuidados de biossegurança na entrega, como o uso de álcool, tapete higienizador, aferidor de pressão e mantendo o distanciamento social.

A manicure Marivane Maria Auxiliadora da Silva, mãe da Mikaela Regina da Silva, do 9º ano, diz que está muito feliz em levar esses alimentos para casa. “As coisas não estão fáceis. O meu trabalho como manicure reduziu bastante com a pandemia. Estou muito agradecida por receber esses alimentos nesse momento”.

Graciela Francisca da Costa tem quatro filhos, dois deles estudam na Emeb Paulo Freire. Para ela, que está desempregada, os alimentos recebidos vão ajudar toda a família. “Esse kit é uma bênção para nós, porque está tudo tão caro e não conseguimos comprar todos esses alimentos. Chega o final do mês e já não temos mais nada de alimentos lá em casa”.

MAIS LIDAS
PUBLICIDADEspot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADEspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui