Outras oito unidades também foram incluídas em programa que visa aumentar turismo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incluiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá) no Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão circulou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).
Na prática, o projeto mantém o Parque como propriedade da União, mas dá a possibilidade de que empresas concessionárias realizem investimentos no local.
Outras oito unidades de conservação também foram incluídas no PND. Entre elas: os parques nacionais de Ubajara (CE), da Serra dos Órgãos (RJ), da Serra da Bocaina (RJ e SP), da Serra da Capivara (PI), da Serra da Bodoquena (MS), do Jaú (AM) e de Anavilhanas (AM), além da Floresta Nacional de Brasília (DF).
De acordo com o Governo Federal, a medida segue recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).
Em nota, a Secretaria Federal da Presidência afirmou que o decreto visa aumentar o fluxo turístico nacional e internacional, tendo como consequência geração de emprego e renda para as regiões.
“A implementação dos projetos de concessão trará um aumento do fluxo turístico nacional e internacional com consequente benefício para as regiões, como a geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico, o aumento da arrecadação de impostos, a melhoria do diálogo com as comunidades do entorno e dos serviços prestados à comunidade local e aos visitantes”, disse.
Bolsonaro já autorizou a privatização de outras unidades de conservação: parques nacionais de Brasília (DF), de São Joaquim (SC), Lençóis Maranhenses (MA), de Jericoacoara (CE) e do Iguaçu (PR).
por MidiaNews